Home

Postado por Luzinete

Sejam bem vindos ao
Blog FIS.NETE


        O Blog FIS.NETE foi criado por intermédio da disciplina de Instrumentação para o ensino de física 3, ministrada pelo professor Dr.Ornelas no curso de licenciatura em física de EAD,  da UFAL-Universidade Federal de Alagoas.

         É um ponto de encontro onde as pessoas vão ter oportunidade de sentir a presença da ciência por traz dos fenômenos, e vão explorar o universo emocionante da física por meio das simulações e objetos virtuais.

         O FIS.NETE dedica-se em fluir simulações e animações que circulam livremente na internet, com o objetivo de postar os objetos virtuais de aprendizagem,  relacioná-los teoria/prática com a possibilidade de explorar e dar significados reais aproximando-os à realidade para facilitar o entendimento dos fenômenos físicos existentes na natureza..

        O Blog FIS.NETE  pretende expandir-se buscando novas experiências e idéias, a fim de ampliar conhecimentos e informações que sejam pertinentes as necessidades das pessoas.

          
Luzinete Leite



Para refletir:
"O cientista não estuda a natureza porque ela é útil; ele estuda porque tem prazer nisso, e ele tem prazer nisso porque ela é linda. Se a natureza não fosse linda, não valeria a pena conhecê-la, e se não valesse a pena conhecê-la, não valeria a pena viver"


Henri Poincaré

O Arqueiro matemático

Postado por Luzinete

Aprender matemática de uma maneira descontraida.
Ajude o Arqueiro a acertar as frações equivalentes à fração indicada.

Cinemática- velocidade

Postado por Luzinete

Lançamento de projétil

Postado por Luzinete

Quando a bola está subindo, a sua velocidade inicial vai diminuindo até atingir um valor mínimo no ponto mais alto da trajetória (vértice da parábola) e vai aumentando quando está descendo até atingir o solo (alcance da bola).


A velocidade da bola tem esta variação devido as forças que estão atuando; desprezando a resistência do ar, a força que está atuando na bola é a força peso.
A força peso atua na vertical de cima para baixo, comunicando à bola uma aceleração denominada aceleração da gravidade. Esta aceleração, para corpos próximos à superfície da Terra, vale aproximadamente 9,8 m/s2.


Quando a bola está subindo, a força peso, sendo para baixo, faz com que a velocidade diminua (movimento retardado) e quando a bola está descendo, a força peso, atuando no mesmo sentido, faz com que a velocidade aumente (movimento acelerado).


No princípio da Independência dos Movimentos (Galileu) diz, que o movimento da bola é um movimento bidimensional, sendo realizado nas direções horizontal (X) e vertical (Y); este movimento é composto de dois tipos movimentos, os quais são:


- movimento uniforme na direção horizontal (X)

- movimento uniformemente variado na direção vertical (Y).



 A simulação abaixo ajuda-nos a identificar os movimentos horizontal com o vertical. 


Queda Livre

Postado por Luzinete

Simulação que permite escolher uma das maçãs e modificar seus respectivos pesos  para analisar o tempo de queda.

A simulação de LabVirt, possibilita conhecer o funcionamento de uma panela de pressão.Nesse tipo de panela, os alimentos cozinham mais depressa. O vapor inicialmente fica preso, e a pressão  que  exerce sobre a superfície do líquido torna-se maior que a pressão atmosférica (pode chegar ao dobro da pressão ao nível do mar), o que dificulta a vaporização.

Desse modo, a ebulição passa a acontecer a uma temperatura mais alta  (pode chegar a cerca de 120°C), e o alimento cozinha mais depressa.

 Simulação de LabVirt

Força de Empuxo

Postado por Luzinete

As causas do empuxo é devido a pressão aumentar com a profundidade. Qando um corpo é mergulhado em um líquido, o mesmo exerce força de pressão em toda superfície do corpo que está em contato com o líquido.

A força vertical que se eleva para cima é que causa o empuxo do líquido deslocado sobre o corpo mergulhado. Essa força faz com que um corpo pareça mais leve quando é imerso na água ou em qualquer líquido.

Se nas partes superiores e inferiores de um corpo, as pressõs fossem iguais não existiria empuxo, portanto as forças de pressão tanto do corpo quanto do líquido seriam nulas.

Veja na simulação abaixo de força de empuxo, o diagrama de forças é  mostrado e é possível alterar a constante da mola.  

Movimento de queda livre

Postado por Luzinete

Desde os tempos mais remotos o homem teve interesse em estudar os movimentos que ocorrem na natureza, e dentre todos sempre houve grande curiosidade pelo movimento de queda dos corpos quando são abandonados próximos à superfície da Terra. Se uma pedra for abandonada de uma determinada altura, percebe-se que seu movimento é acelerado.

Na simulação: Incêndio na floresta do autor José Paulo, demonstra-se um movimento de queda dos corpos. É um movimento de queda em que as bombas são lançadas do avião até a superfície da terra. Percebe-se no fenômeno físico que a resistência do ar é despresível e o movimento é de queda livre.



A experiência da vela

Postado por Luzinete


Este experimento realizado anteriormente por Lavoisier é muito utilizado para discutir a presença do oxigênio no ar e sua extrema importância no processo de combustão. Todavia, muitas vezes, a explicação é errônea.



 
©2010 FIS.NETE | by Edson T. Leite